ALBA 1952







Em 1921, o Português António Augusto Martins Pereira, nascido em 1885 na cidade de Sever do Vouga, fundou a empresa "FUNDICAO Lisbonense", na cidade de Albergaria-a-Velha. Mais tarde, em 1923, mudou seu nome para "Fundição Albergariense "e Alba, palavra composta das 3 primeiras letras ea última de Albergaria, é a marca que é conhecida pela empresa. ( É curioso que o logotipo utilizado pela empresa é idêntico aos carros logotipo Alba fabricado pela empresa "Constructiones Métallurgiques", Suresnes, Seine, entre 1913 e 1928. sei se existe uma conexão, mas os dados são muito significativos.)

Supõe-se que mais como um hobby do que por intenção de mercado em 1952, António Augusto Martins Pereira, projetado e construído em casa um carro único que veio para participar de competições.

O carro todo, incluindo o motor foi construído por António Augusto Martins Pereira. Foi equipado com um motor de 4 cilindros que desenvolveu 90hp 1500cc, tinha uma velocidade caixa de câmbio de 4 e tinha uma velocidade máxima de 200 km / h.

A Alba carro estava vestida com um elegante corpo em alumínio, tipo "barchetta", de estilo italiano.

Estima-se que cerca de 4 cópias foram construídos, e o único sobrevivente conhecido foi restaurada e hoje pertence ao fundo do carro Caramulo Museu em Portugal.





Fonte http://www.autopasion18.com


Sem comentários:

Enviar um comentário