1º G.P. DE PORTUGAL - 1958


Stirling Moss mais forte na Boavista


A primeira corrida de Fórmula 1 disputada em Portugal, foi a nona de onze que compunham o Calendário do Campeonato do Mundo, apresentando-se à partida todas as principais equipas participantes no mesmo, na sua máxima força.

Pela Vanwall, Moss e Stuart-Lewis-Evans, pela Ferrari, o futuro Campeão do Mundo Mike Hawthorn e ainda Wolfgang Von-Trips, pela BRM, Jean Behra e Harry Schell, representando Roy Salvadory e Jack Brabham, as cores da Cooper-Climax. Pela Maserati, apenas pilotos privados, com a curiosidade de estar inscrita a primeira mulher a disputar corridas de F1, Maria Teresa de Filippis e, finalmente, alinhava ainda uma equipa quase completamente nova com a designação de Lotus, onde corria um nome bem sonante: Graham Hill.

A corrida foi completamente marcada pela luta entre Moss e Hawthorn, que trocaram de posições por diversas vezes, até o inglês ter que ir à box com problemas que deixaram momentaneamente na segunda posição o BRM de Jean Behra.

Encetando depois uma recuperação notável, Hawthorn conseguiria mesmo assim alcançar o segundo posto, à frente do seu companheiro de equipa, que «rebocou» durante algumas voltas fazendo-o ultrapassar o piloto da BRM.
Um Grande Prémio de Portugal que adoçou e de que maneira a boca dos portugueses, ávidos das emoções fortes, trazidas pela Fórmula 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário